Ir para o conteúdo
  • Home
  • A banda
    • Discografia
    • História
    • Carnavais
  • Agenda
  • Projetos
  • Novidades
  • Contato
  • Home
  • A banda
    • Discografia
    • História
    • Carnavais
  • Agenda
  • Projetos
  • Novidades
  • Contato
  • Home
  • A banda
    • Discografia
    • História
    • Carnavais
  • Agenda
  • Projetos
  • Novidades
  • Área privada
  • Contato
  • Home
  • A banda
    • Discografia
    • História
    • Carnavais
  • Agenda
  • Projetos
  • Novidades
  • Área privada
  • Contato
Área Privada
Instagram Spotify Youtube

Quando se fala em EVA é imediato pensar em história de sucesso, crescimento musical e artístico. Quem passa pelo Grupo sabe que há um cuidado especial com a produção de música de qualidade e com uma adequada preparação de artistas. a banda. O Eva é um time, uma academia musical, é muito mais que uma banda.

A Banda Eva é um dos maiores nomes da música baiana e do axé, com uma história que começou em Salvador no fim dos anos 1970. Surgida como bloco de Carnaval, tornou-se banda e conquistou o Brasil com hits que marcaram gerações. Ao longo dos anos, revelou grandes artistas e se reinventou sem perder sua identidade. Presença constante nos principais carnavais do país, o Eva arrasta multidões com alegria e energia. 

HISTÓRIA

Na década de 70 Ademarzinho, Eduardo Gil, André Silveira, Jorginho Sampaio, Jonga Cunha, Maurício Magalhães, Hunfrey Ataíde, Ricardo Martins,  Guto Almendra, Pernambuco e Cyro Coelho tomavam posse de um grêmio estudantil do Colégio Marista. Os 11 amigos se encontravam frequentemente no sítio de Ademarzinho, localizado na Estrada Velha do Aeroporto, dando assim, nome ao grêmio que lideravam: Eva. Apesar dessa história ter começado na época de escola, seu legado se estendeu para além dessa fase. Após concluírem o período escolar, as reuniões entre os amigos continuaram, nascendo de um desses encontros, a iniciativa de criar um bloco de carnaval com o mesmo nome da agremiação. O resto dessa história é patrimônio histórico do axé e do carnaval de Salvador. Astros da música baiana tal qual Jota Morbeck (in memorian), Marcionílio, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo, Saulo Fernandes e atualmente Felipe Pezzoni marcaram e continuam marcando diversas gerações carnavalescas. 

1981-1987

A história da Banda Eva começou a se consolidar com Jota Morbeck (in memoriam) puxando os carnavais de 1982, 1984 e 1985. Arrastando multidões movidas por versões em frevo de sucessos de Rita Lee, A Cor do Som, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Jota dá voz ao hit “Eva”, versão do Rádio Táxi,  pela primeira vez, o que futuramente viria a ser uma marca registrada da banda. Em 1983, liderado por Carlinhos Caldas, o Bloco Eva juntamente ao Bloco Camaleão comandaram o primeiro Carnaval na Barra. Os foliões seguiram os trios elétricos no sentido Ondina/Barra (contrário dos dias atuais), aproveitando o momento sem cordas. Nos carnavais de 1986 e 1987, já com uma nova formação, Marcionílio dá destaque a banda com as canções “Eva Alegria” e “Táxi”. Nesse mesmo ano de 1986, a até então conhecida como “música baiana” vira Axé Music, abrindo um dos capítulos mais encantadores da história baiana.

1988-1992

Com a saída de Marcionílio, o Eva trama uma parceria com o cantor Ricardo Chaves. Inicialmente divulgada como “Ricardo Chaves & Banda Eva”, o bloco se apresentou por dois anos consecutivos no carnaval, 1988 e 1989. Durante três anos a renomada artista Daniela Mercury foi backing vocal do Eva, tanto com Marcionílio quanto com Ricardo. 1989 marcou a saída de Daniela do Eva, seguindo carreira com a banda Companhia Clic, fundada por Jorginho Sampaio e Jonga Cunha em 1988. Com isso, a divulgação do Eva passa a ser apenas o nome do vocalista. Ricardo fez história com o grupo, história essa que durou até o carnaval de 1992. O cantor liderou o bloco Eva por 5 anos, imortalizando sucessos como “Eva”, “Eu vou no Eva”, “Namoro” e “Reencontro” na sua voz.

1993-1995

Esse período foi marcado pela contratação da banda Asa de Águia, liderada por Durval Lelys  para tocar no bloco Eva. 1993 representa a mudança da mortalha para o abadá, um marco criado no Eva que perdura até os dias atuais. Nesse intervalo, o Asa de Águia gravou 4 álbuns, sendo eles: Cocobambu, Asa de Águia Ao Vivo, Sereia e A Lenda. Diversos hits saíram diretamente dos álbuns para a avenida. O Asa fez os foliões pularem alto ao som de “Abadá”, “Eva Body”, “Duas Medidas”, “Dia dos Namorados”, “Leva Eu”, “Padang Padang”, “Tô a Tôa”, “Com Amor” e “Qual É?”.

A parceria entre Asa de Águia e Eva foi além da capital baiana, tocando em diversos carnavais fora de época, as famosas micaretas! Brasília e Natal foram as primeiras capitais brasileiras a adotarem esse modelo. Paralelo a isso, ainda em 1993, o grupo decide reativar a Banda Eva, dessa vez apostando em uma vocalista feminina, Ivete Sangalo. Ivete deu início ao seu período na Banda Eva no dia 23 de Junho desse mesmo ano, no São João do Bahia Othon. Em seu primeiro ano, Ivete gravou um CD no estúdio WR, intitulado “Banda Eva”, que saiu pela Sony Music. No ano seguinte a cantora gravou o álbum “Pra Abalar” e em 1995, o “Hora H”.

1996-1999

A Banda Eva ganha destaque nacional junto à Ivete. A banda empilhou hits nesse período, como “Flores”, “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê”, “Pegue Aí” e muitos outros. A cantora lançou seis álbuns (cinco dos quais lançados pela PolyGram, atual Universal Music), vendendo mais de cinco milhões de cópias. Em 1997 a banda entrou para a história da música brasileira, lançando o álbum “Banda Eva Ao Vivo”, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, consolidando de vez a Banda Eva no cenário nacional. 

Ivete comandou o bloco Adão (Um bloco alternativo do Eva durante o período de contrato com o Asa de Águia) nos anos de 1995 e 1996, se tornando depois a atração principal do bloco Nu Outro Eva, tendo sua primeira edição em 1997. No mesmo ano, no período de lançamento do álbum “Banda Eva, Você e Eu”, seu último trabalho junto à banda Eva, Ivete substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel em seu programa Planeta Xuxa, devido a sua licença à maternidade, na Rede Globo de Televisão. A despedida de Ivete da banda EVA foi no dia 16 de Fevereiro de 1999, na terça-feira de carnaval do bloco EVA.

2000-2002

Emanuelle Araújo foi escolhida para assumir a Banda Eva ao fim do carnaval de 1999, após a saída de Ivete Sangalo da banda. Logo no seu primeiro ano à frente da Eva, a cantora deu voz ao projeto “Eva Ao Vivo Parte II”, incluindo os novos e outros sucessos que ficaram de fora da primeira versão. O ano 2000 foi de grande sucesso para a Banda Eva, sendo data para o lançamento de um novo álbum, com um viés inovador, contando com batidas de pop e letras românticas, o “Experimenta”. Para completar, neste mesmo ano, Emanuelle foi premiada como cantora revelação do carnaval. 

Ao lado da banda, a cantora trilhou grandes projetos nacionais e internacionais, tocando no Festival de Verão de Salvador por três anos seguidos e em países como Portugal, Itália, Alemanha e Hungria. A famosa banda baiana Timbalada tocou no bloco Eva na segunda-feira do 1º carnaval de Emanuelle no Grupo (2000), mas nos carnavais de 2001 e 2002 a banda Eva assumiu o bloco homônimo durante os três dias de desfile. Em 2002, Emanuelle deixou a banda Eva para seguir carreira em uma banda de pop rock, passando os vocais para Saulo Fernandes. 

2002-2013

Saulo Fernandes recebeu o convite para ser o próximo vocalista da Banda Eva. Desde março de 2002 (data em que Saulo integrou a banda), o cantor já gravou e lançou um álbum inédito na banda, chamado de “Pra Valer”, que tinha a canção “Coisa Linda” como carro chefe. Logo no ano seguinte, mais um álbum foi gravado, desta vez, intitulado “É do Eva”, dando ainda mais destaque à música homônima ao álbum. O Eva realizou turnês internacionais por Portugal e Estados Unidos, dando ainda mais prestígio à banda. 2005 representou o aniversário de 25 anos da banda, e com ele veio a gravação do projeto “Banda Eva 25 anos ao vivo” no Rio de Janeiro. O álbum reuniu os principais artistas que já passaram pelo Eva para comemorar os 25 anos do Grupo. Em 2007 a banda gravou em São Paulo o disco “Veja alto, Ouça colorido”, um marco na discografia da banda. 

Em anos consecutivos, a banda colecionou apresentações no exterior, participou do Brazilian Day em Nova York, do Carnacelona na Espanha, do Festival Latino Americano de Milão, na Itália e no Carnaval da Bahia em Monte Gordo, em Portugal (2009-2011 respectivamente). Lançou diversos álbuns de sucesso, como Lugar de Alegria e CNRT (Conexão Nagô/Rede Tambor), contando com clássicos da Banda Eva como “Rua 15” e “Tudo Certo na Bahia”. Em 2013, Saulo e sua banda se despedem do comando do Eva, encerrando o ciclo na terça da Pipoca, durante o Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, Felipe Pezzoni com uma nova banda, assume o comando da banda Eva com um show no Camarote Salvador, ainda durante o Carnaval!

2013 - atual

De 2013 até os dias atuais, Felipe Pezzoni é o vocalista da Banda Eva. Com experiências no forró e em outras bandas de axé, o cantor assume o microfone da banda e automaticamente já causa impacto. Junto com uma nova banda, já em Novembro de 2013, o primeiro lançamento na voz de Felipe já chega ao mundo, “Simplesmente Eva”. De produção independente, o álbum contou com 13 faixas inéditas e 3 regravações. 2014 marcou a estreia de Felipe no comando do Eva nos carnavais de Salvador, gerando frutos positivos desde a primeira apresentação. Felipe recebe os troféus de artista revelação pelo Band Folia e Dodô e Osmar, já a Banda Eva foi premiada como a melhor banda do carnaval 2014 pelo Troféu Castro Alves. O carnaval histórico de 2014 ainda contou com participação do DJ internacional Steve Aoki, que agitou 1 hora de folia junto com a banda.

No ano seguinte, o Eva lançou seu quarto DVD, o Eva Sunset, gravado no Hotel Tivoli, em São Paulo, distribuído pela Universal Music. O álbum ajudou a alavancar o sucesso da banda, levando-a à apresentações em grandes festivais nacionais, como o Villa Mix em São Paulo e Brasília e o Carnatal de 2016 e 2017 na Arena das Dunas em Natal. Em 2019 o Eva comemorou 40 anos de vida com o DVD EVA 4.0 (Ao Vivo em Belo Horizonte), celebrando a história da banda com seus maiores sucessos. Dois anos depois, o projeto “Sem Filtro” gravado em Fernando de Noronha ganha vida, registrando momentos emocionantes de um show especial no paraíso brasileiro. Até os dias de hoje a Banda Eva continua conquistando corações e levando axé e energias positivas aos seus milhares de fãs espalhados por todo Brasil. O último lançamento da banda, “Sol em Salvador” é mais uma prova de que o axé continua vivo e mais forte do que nunca.

Acompanhe
as nossas
redes

Social_facebook Instagram Spotify Youtube

@bandaeva

Home

Outros Links

  • A banda
  • Agenda
  • Projetos
  • Novidades
  • Contatos
  • Media Kit
  • Grupo EVA
  • Bloco EVA

Central de Fãs

© 2026 Todos os direitos reservados.

Ti-facebook Instagram Whatsapp